sexta-feira, 31 de março de 2017

SOBRE AS MARAVILHAS DE SER MÃE NA ESTRADA, TER A COMPANHEIRA PERFEITA, MINHA DOCE ABELHINHA.





Para começar ,o mundo é feito de diversidades e temos o dever de apresenta- los a nossos filhos. Mostrar que existem lugares e pessoas diferentes e interessantes, que pensam e fazem coisas distintas e que podem agregar muito na nossa vida.

Todas essas oportunidades que damos a nossos filhos é um aprendizado enorme p elas, na verdade aprendemos muito mais com eles que são seres puros e mais evoluídos que nós.

Viajo com Melissa desde seus 7 fofos meses, fomos a muitos lugares e fizemos inúmeras atividades juntas quebrando um pouco o pensamento de muitos em que não dá para viajar com crianças.

Se de forma não convencional ( caronas)nós nos divertimos muito imagine para quem vai na forma tradicional? As possibilidades de ser uma viagem muito massa aumentam não é? Então não tenha receio de que não irá se divertir , comece pensando positivo que já ajuda.

Muitos diziam no começo que ela não se lembraria de nada e que era muito pequena, mas se soubermos deixar a viagem leve, tranquila e natural com certeza será marcante cada lugar que estiverem.

Melissa lembra do jardim japonês em Buenos Aires que foi com quase 2 anos. Lembro que ela se divertiu bastante correndo atrás dos pombos e vendo os peixes no lago.

Novamente na Argentina, Mendoza ela lembra da piscina de água quente que fomos com vista p as montanhas.

E o mais marcante e por incrível que pareça tbm na Argentina ( já deu p perceber que amamos este país ), a viagem ao fim do mundo, Ushuaya está nas suas lembranças até hoje. Ela curtiu tanto o passeio, as trilhas para os lagos, a neve e os pinguins que pede sempre para voltarmos lá.

Eles lembram e aprendem muito. Viajar é a melhor forma de aprender. Quando crianças são maleáveis ,absorvem tudo com maior facilidade, são verdadeiras, e a quebra de preconceitos é muito mais fácil nesta fase que na adulta.

E sabemos tbm que crianças precisam de espaço e liberdade p poderem se expressar, querem descobrir, usar a imaginação, são curiosas, são pequenos tsunamis em busca de aventura.

O ideal é que não cresçam em frente à TV ,munidos de tecnologias sem limites e sim que possam também conhecer o leque de opções que existem p crescerem com saúde física, emocional. Terem vida social com conteúdo e bem estar.

Na natureza, essa integração é maravilhosa. Além de nos proporcionar um olhar diferente quanto a consciência ambiental, olhamos tbm para dentro de nós já que podemos contemplar tudo com tranquilidade.

Viajando com nossos filhos isto é ainda mais interessante pois nos ensinam a observar melhor por onde passamos já que elas com suas pequenas perninhas caminham mais devagar e assim aproveitamos muito mais o caminho.

Seja p escutar os pássaros, sentir o aroma das flores, ou sentir o vento . Perceber a imensidão no topo de uma montanha, dar se conta das diversas vidas que ali existem e no fim admirar um lindo pôr do sol. São coisas simples, mas de muito valor.

E as crianças são assim. Melissa adora pegar pedrinhas no caminho e sempre que acha um galho faz de cajado p auxiliar na caminhada.

Ela tem uma imaginação incrivelmente engraçada. Quem a conhece e teve a oportunidade de um dedo de prosa sabe do que tô falando.
Isso faz com que caminhadas longas sejam divertidas e não tediosas.

Quando viajamos sempre busco locais em que ela possa se divertir como parques, pequenas trilhas com contemplação de animais livres ( não vou mais e nem a levo em zôos ,mas esse tema pode ficar p outra oportunidade ) ela também ama praia e cachoeira. Mas quando não existem essas opções ela é do tipo que se diverte com qualquer coisa. Pedras, palitos,tampinhas de garrafa, folhas. Um simples papelão vira um mega escorregador numa grama .

Se encontramos crianças em nosso caminho ela fica muito feliz, brinca bastante ,mas sabe que para a amizade não existe barreiras e mesmo que estejamos em outros países a forma de comunicação universal é o amor. Mesmo que eles ainda não entendam o que realmente signifique isso.
Nós percebemos no olhar sincero deles,no Abraço,no sorriso que esboçam ao amiguinho que estão se entendendo sem ao menos trocar uma palavra.

Melissa entende que estamos no Brasil e falamos português e que na Argentina se fala espanhol e ela aos poucos inclui palavras em seu novo vocabulário. Na nossa última viagem pelo nordeste ela se encantou com umas meninas dançando na praia, em especial a de cabelos azuis e queria muito falar com elas. Notei que falavam espanhol e pedi que fosse até elas.
Chegou e falou: Hola chica, cual tu nombre? E depois ficaram lá conversando, tiraram uma foto juntas e foi super divertido, ganhamos 4 lindas amigas Portenhas( novamente a Argentina na nossa vida,impressionante! ).

Me fala se não é gratificante ver o progresso de seu filho ? Sei que não existe apenas um caminho , mas tenho certeza que por enquanto estou indo bem. Faço o melhor que posso e a cada dia aprendo a ser um ser humano melhor.

E o melhor de tudo é depois de um dia tenso e cansativo,daqueles que você pensa que nunca deveria ter saído da cama, sentarmos juntas p descansar, ela fazer aquele famoso coraçãozinho com as mãos, te dizer que te ama e te abraçar sorrindo.
Isso realmente não tem preço!
É por momentos como este que tudo vale a pena e seguimos caminhando em busca de nossos sonhos.

Nós somos Liz e Mel, companheiras inseparáveis, espírito livre e filhas do mundo. Por hora conhecemos 18 estados brasileiros e 6 países da América do Sul, todos de carona.
Logo mais de volta às estradas em novas e doces aventuras .

2 comentários: