terça-feira, 2 de julho de 2019

Chegando em BELEM - PA



Cheguei em Belém,minha prima,seu marido e minha tia foram nos buscar na rodoviária já que havíamos  ganho a passagem de um moço que nos deu carona.
Estávamos muito cansadas, fomos dormir. No outro dia tomamos um café todo Paraense com tapioca com manteiga, café e logo mais açaí,mas não era aquele que nós conhecemos  em SP que vende nos quiosques,que vem congelado e adocicado não.
O Açaí de lá é puro, batido na hora e meio amarguinho,a maioria não põe açúcar, e come acompanhado de peixe e farinha. No Mercado do  Vero Peso existem refeiçoes que são servidas desta maneira,além  do prato tradicional.
Fomos passear por lá um dia, mas infelizmente não era como eu sempre ouvia falar e via nas fotos do PAI GOOGLE. Além  de muita sujeira,mau cheiro,mendigos ( Não que isso não tenha em outros lugares ), mas era demais,posso até fazer uma comparação com o BRÁS, LUZ E SÉ  EM São Paulo.
A cidade em si parece estar largada,muita obra sendo feita , falta de estrutura p receber turistas, estradas ruins e maus governantes.
Mas  tbm vi muita coisa bacana,  comida diferente, raízes, sementes, peixes regionais, provei licor de jambu,e quase morro. Ele dá uma sensação de amortecer a boca, formiga a base do pescoço e vc saliva sem parar, é estranho. Comi coxinha de caranguejo,tomei suco de cupuaçu que adoro, de murici e outro que não curti tbm...
A cidade inteira já estava se preparando p  O Círio de Nazaré que  é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo cerca de mais de  dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. Eu  vinha na estrada só vendo os romeiros caminhando nos acostamentos,até meio distraídos correndo risco de serem atropelados.
Fomos no Mangal das Garças,um parque bacana ,bonito,com um lindo pôr do sol no deck,passeamos pelo lago com varias aves p contemplar e voltamos no fim de tarde p casa. Sempre saíamos  após as 16 hs quando o sol estava baixando, senão ninguém aguenta. P cada saída umas 3 garrafas de água congelada,rsrs.
Fomos a um balneário chamado paraíso dos Igarapés, ficamos pouco tempo, mas nos divertimos um  pouco. Tentamos ir ao museu ,mas estava fechado.
Fomos tbm no bosque Rodrigues Alves, muito bonito tbm, com vários animais,lagos com tartarugas,peixe boi, jacarés,aves,peixes,preguiça. Umas ruínas bem legais p fotografar que achei que nem estava no brasil de tão diferentes. Curtimos a tarde com nossas primas ,passeando e fazendo arte,( tentamos escalar uma parede,imagina a cena ).
Fomos a Ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro sendo          um dos destinos mais populares entre os veranistas que moram na capital. Com praias de água doce e preços de transporte acessíveis, praia extensa boa p caminhada e bares em sua orla com comidas e dança regional.
Fomos tbm em outra praia ,Mosqueiro, águas mais frias,e com correnteza forte, neste dia a maré estava bem alta, com areia grossa e passamos o dia na casa de um amigo da família, a noite voltamos p casa.
Fomos tbm ao forte,e ao museu das 11 janelas ,ficamos na orla e experimentei o famoso Tacacá, que não curti muito .
Em geral  curti Belém porque estava com minhas primas que eu me correspondia deste criança. Foram maravilhosas com a gente, meus tios,primos e não faltou mimo. Fui a Belém p conhecer minha terra e minha família. Nasci em Belém e com 1 ano  meus pais me trouxeram p SP.
Levei 35  anos p realizar este desejo e digo que a missão foi cumprida !
Antes de começar o Círio de Nazaré resolvi sair da cidade, p evitar muita muvuca . Decidi ir a uma ilha chamada algodoal...que fica p próxima postagem.









Mangal das Garças
Praia de Mosqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário