terça-feira, 2 de julho de 2019

Parque Nacional do Ibitipoca com Amigos


Esta aventura estava a muito tempo sendo adiada, por fim deu tudo certo de encontrarmos uns amigos que estavam indo p lá.
Saímos de São Paulo numa terça feira, eram pouco mais de 8 da manhã quando pegamos um ônibus sentido Capital, descemos no terminal Tietê e subimos em outro ônibus pra Mairiporã. Lá fomos p a Fernão Dias. Chegamos meio tarde eram quase 12:00 e o sol já estava estralando na minha mente ,rsrs.
Depois de 30 minutos conseguimos uma carona p Estiva. Depois mais 5 minutos e chegamos em Pouso Alegre,MG.
Aí o negócio começou ficar sério pois estava ficando tarde e nossas chances de dormir na estrada aumentavam.
Enfim conseguimos uma carona p Itajubá. Depois um Ônibus de turismo com somente 2 passageiros nos levou até Caxambu onde chegamos por volta das 19:40.






Avistamos um posto de gasolina com churrascaria e fui  analisar um possível cantinho p pôr a barraca. Entrei p ver o ambiente e conhecemos o Rodrigo, garçom e viajante. Ele já havia trabalhado em vários estados brasileiros e até na Argentina e Venezuela.
Ele nos ofereceu jantar e disse que podíamos dormir ali na varanda com total segurança e conforto.Após 30 minutos Rodrigo veio á mesa e disse que um caminhoneiro amigo iria p Lima Duarte na manhã seguinte e poderia nos dar carona. Então fomos falar com o Sr. Raulino, Catarinense gente boa ,alegre e falador nos convidou a ficar no baú do caminhão que ficaríamos abrigadas do frio .





A madrugada foi congelante e eu agradeci por não ter armado a barraca lá fora. Pela manhã tomamos um café  e partimos p uma entrega em Baependi. Depois seguimos p Lima Duarte onde chegamos por volta das 10.
A cidadezinha é bem pacata,onde os senhorzinhos ficam sentados na praça jogando xadrez, no portão se avista um bule vazio esperando o leite fresco chegar e se ouve o canto dos pássaros alegrar os dias de todos.
Havia um ônibus que passaria as 15 horas p Conceição do Ibitipoca,mas eu não queria esperar.






Andamos cerca de  4 km quando passou um caminhão de pedras que nos levou cerca de 15 km dos 23 km até o povoado. Descemos ali e Melissa fez amizade com um simpático cãozinho que não queria nos deixar.




Depois ficamos uns 40 minutos na estrada de terra vermelha esperando alguém passar e eis que estávamos com sorte e o Sr. Feliciano nos resgatou com sua Carroça até nosso destino final.
 CARONA DE CAVALINHO!!!  Disse Melissa empolgada.






Descemos na entrada da cidade e fomos procurar nosso contato,a Márcia.
Mulher incrível,de sorriso largo,coração gigante,Curiosa,criativa e altamente contagiante.
Ela é proprietária do Bistrô Serra Fina,lugar muito aconchegante a luz de velas, prometendo noites bem românticas e de dia possui uma vista incrível da varanda. Com pratos mineiros tradicionais e um toque moderno da cheff e atendimento especial.







Depois de encontrar a Márcia, ficamos esperando pelos nossos amigos que já estavam acampados no Futuro Camping da nossa nova amiga.
Logo mais chegaram Diogo e Marcos e fomos p o Camping. Lugar lindo com lagos e muito verde.
Primeira noite não dormi muito bem pois tive a incrível idéia de não levar o saco de dormir p evitar volume na mochila e passei um frio lascado que se não fosse a Márcia emprestar um edredom estávamos perdidas.
Lá já estavam a Isa, Bruno,Fran e Léo nosso cheff de cozinha vegan e violeiro oficial dos caroneiros.
Nem preciso dizer que a noite, o jantar,música e aquele céu estavam maravilhosos neh ?






Fomos todos ao Parque Nacional de Ibitipoca com destino a primeira trilha, a famosa “janela do céu, uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros, que despenca de um paredão. A trilha é bem sinalizada com paisagens maravilhosas ,o trajeto é pesado mas o sacrifício tem bela recompensa.





Melissa fez boa parte do caminho caminhando, alegre e parando p observar e brincar com as pedrinhas que encontrava no caminho, algumas pequenas escaladas e subidas em escadinhas nas gruta escura dando um ar  misterioso ao local. Ela adorou!





 Marcos, Isa,Léo e Fran entraram na água ,os demais tinham somente a vontade , mas faltava coragem de entrar naquela água quase em temperatura negativa. Melissa estava doida p entrar na água tanto que me fez levar sua piscina e bóia inflável, mas com baixa temperatura isso estava fora de cogitação.

No caminho passamos pelas grutas dos 3 Arcos, dos Moreiras e dos Fugitivos.










Na volta a portaria que ficava a 8 km da janela do céu Melissa se rendeu aos braços de Morfeu e dormiu sendo difícil levar ela no colo, já que não tem mais tamanho p usar baby bag.





A última grande trilha que fiz foi em janeiro em  Chalten (Argentina),então estava meio enferrujada, sendo assim a volta foi bem difícil, me deram dores nas pernas, virilha e fiquei travada,o pessoal que ajudou levar a Mel  senão estava frita.
E ainda ganhamos carona até o Bistrô na volta.
Chegamos exaustos e famintos. A noite foi ótima em volta da fogueira com rango massa e viola sorrindo p nós.






No outro dia acordamos um pouco mais tarde já que iríamos fazer a parte Ligth do parque. Diogo ficou trabalhando no Bistrô e Bruno descansando. Já no caminho passamos pela gruta dos coelhos localizada num paredão sombreado e coberto por rica vegetação.







Começamos pela Prainha, por ficar a 200 m do Camping e ser um remanso raso é muito utilizado por crianças e idosos. Tem alguns poços e o visual é bem bonito. Aí paramos p fazer um lanche e observar as belezas.
Depois eu e Mel seguimos p o mirante e chegamos na  cachoeira dos macacos cercada por um paredão e mata ciliar.
Com uma queda de aproximadamente 30 m, formando uma pequena piscina natural em sua base e na metade de sua queda existe um degrau na rocha onde a água bate formando um spray.







Ficamos um tempo por ali e logo os outros chegaram. Curtimos o visual e Fomos p a Ponte de pedra Neste local o Ribeirão do Salto escavou na rocha uma espécie de túnel, atravessando o paredão.
Dentro do túnel, de um lado formou-se uma cobertura verde, composta por líquens e samambaias. Do outro lado tem-se uma espécie de passarela elevada, que percorre seu interior até a saída.










Continuamos a trilha de volta onde encontramos o lago das miragens de cor de Coca –Cola , onde milagrosamente  eu entrei . Isa estava já a mais de 5 minutos nadando quando resolvi entrar depois de tomar  muita coragem.
Léo também estava na água, pronto p um mergulho a qualquer momento.
Entrei e senti meus pés adormecidos de dor de tão gelada que estava água. Depois que saí ficou muito pior, mas foi legal.







Voltamos p portaria do parque e seguimos em busca de uma carona abençoada até a cidade.
Voltamos p Camping e tivemos uma noite maravilhosa de comidinha especial ,visita da Márcia e da Zaine, violão e estrelas.







No sábado acordamos umas 5:30. Eu, Melissa, Fran e Bruno voltaríamos p nossas casas.
Fomos tomar café na cidade e depois seguimos p um ponto bom na estrada.Conhecemos um americano excêntrico que  já morava a 6 anos na cidade e estava indo p Juiz de Fora.








Conseguimos uma carona com o Edvaldo que levou a todos, ele estava indo exatamente p JF. Eu iria descer em Lima Duarte e seguir p Caxambu, porém fui pressionada a ir p JF também. Daniel ficou antes , Bruno e Fran desceram na rotatória com acesso a BH e eu segui com o Edvaldo .
No caminho nos fez uma proposta irrecusável de ir até sua casa ,descansar,tomar banho , comer e depois quando ele voltasse do trabalho nos deixaria na rodoviária.
E o fizemos, conheci a sua mãe dona Geralda, suas irmãs e sobrinhas. Foi um dia muito agradável e aproveitamos p descansar.
Umas 20 hs fomos p rodoviária e Edvaldo comprou a passagem direto p SP na próxima saída as 20:30.
Ficamos muito gratas por tudo que ele nos fez e prometemos voltar a cidade um dia desses p rever a família.

Chegamos em  SP por volta das 6 da manhã de domingo. Fomos p casa felizes da vida por mais uma trip linda junto aos amigos e tantos outros que fizemos no caminho.
Foi maravilhoso estar lá...
Gratidão ao universo responsável por mais essa aventura.

Para mais informações : http://www.ibitipoca.tur.br/parque/


Nenhum comentário:

Postar um comentário