terça-feira, 9 de junho de 2015

PERRENGUE MASTER NA MATA...


Como estou fazendo bastante trilhas ultimamente ,resolvi ir visitar uma não muito conhecida, a CACHOEIRA DO BANQUINHO,em PARANAPIACABA.





cachoeira do banquinho



Li alguns relatos e segui as dicas de como encontrar ela...
Saí de casa as 8:30, o bus para SANTO ANDRÉ demorou bastante, depois peguei o trem até RIO GRANDE DA SERRA, cheguei as 10:30 e depois um bus até PARANAPIACABA que só saiu as 11:30.
Chegando na cidade, estava deserta,pois só bomba mesmo nos fins de semana, eram 12:00.
De semana o bus passa de hora em hora, aos finais de semana passam com intervalos de 30 minutos.
Fui em direção a estrada de acesso ao CAMINHO DO SAL, e segui em frente...


Encontrei uns hippies no caminho fazendo fogueira,conversamos uns minutos  e segui...
Encontrei uma trilha e segui p ver onde dava e tinha uma pequena corredeira, tirei uma foto e voltei p estrada.

pequena queda no caminho


As coordenadas eram seguir em frente até encontrar uma entradinha a direita ,antes de chegar a VILA DE TAQUARUSSU,que agora é toda cercada,pois é propriedade particular e não se pode mais passar por dentro como antes, e sim circular ela.


Caminhando no sol na estrada deserta me distrai e acabei passando direto e indo parar na vila, retornei.

entrada a direita 


Encontrei a entradinha e comecei seguir por ela. Andei uns 25 minutos em mata fechada até achar uma bifurcação, era p seguir a direita ..continuei andando....andando e não chegava nunca .
Chegou em outra bifurcação que nao estava nos planos,ou eu nao sei contar, rsrs. Entrei ,e segui novamente tomando cuidado com os galhos soltos,árvores caídas e barulho na mata.
Escutava as veses barulho de água e pensava estar próximo, sqn.
Caminhei muito.... e não chegava nunca, voltei tudo e mudei a bifurcação, andei mais uns 20 minutos e nada...
Meu celular estava sem bateria ,então nao tinha como eu consultar o GPS.Resolvi voltar,pois estava preocupada com a hora , e tbm estava bem sinistro lá dentro.
A mente começa a imaginar e ver coisas, escutava barulhos e olhava p todos os lados.
Ficava olhando fixo p frente a ver algum animal...e em um momento avistei uma cobrinha no caminho... 
Meu medo era ser surpreendida por algum animal e não conseguir chegar a estrada ,nem mandar mensagem de SOS,rsrs.

Na trilha, as vezes aberta, a maioria das vezes fechada,tinha um pouco de lixo, prova que estava no caminho certo,Mas aqueles sinais estavam me deixando nervosa...Avistei calça jeans, meias ,camisetas e até calcinha....pensei : Vim parar numa desova ! credo !
Quis sair dali o mais rápido possível, ia rezando no caminho e alguns momentos mais planos até corri, mas parece que não chegava nunca.
Qualquer estalo na mata me deixava atenta. Cheguei na bifurcação e continuei descendo,parei p escutar algo e só ouvia pássaros...
Certa hora avistei um tronco grande, passei por cima, e logo depois haviam uns galhos no chão, ignorei e pisei encima, na hora de dar a próxima passada, enrosquei o pé nas raízes camufladas nos galhos e caí. Fui de boca nas folhas, comi terra . rsrs
Levantei meio sem jeito e acabei torcendo o tornozelo em seguida.
A vontade era de chorar e perguntar : Porque ??? Porque ?? rsrs
Ai, continuei seguindo mancando, com dor e rezando mais ainda p conseguir chegar na estrada logo.
Enfim, quase 1 hora e meia depois eu respiro aliviada e chego a estrada sem conhecer a tal cachoeira.
Só não pulei de alegria porque o pé dóia muito e eu nao sabia como iria prosseguir a caminhada.
Fui rastejando...cheguei a paranapiacaba e subi p ponto que bem  na hora chegava um ônibus p SANTO ANDRÉ. 
Não tive dúvidas e peguei ele, apesar de ser bem mais caro.

Lição :
Não confie 100 % em relatos de trips.
Vá bem cedo, as 6:30...7:00 hs,
Leve carga extra p celular e se possível um rastreador via satélite,brincadeira !
Vá sempre com roupas que te cubram por inteira, galhos cortam, tem muita teia de aranha,
Vá de perneira, animais peçonhentos tem de monte,
E o mais importante, leve pelo menos  mais 2 amigos...se der merda um fica contigo, o outro chama socorro.


Só p deixar claro ,eu não me perdi, a trilha apesar das bifurcações não tem como errar, é só continuar seguindo p frente ou voltando.
 Eu estava perto, pois ouvi barulho de água, mas não quis continuar, pois teria que passar por um rio e depois chegar na cachu , e eu não sabia a hora , teria que estar de volta as 16 hs em casa.

Ainda quero voltar lá , mas não sozinha !!
Quase infartei...


Segue algumas fotos do caminho...


























Nenhum comentário:

Postar um comentário