quarta-feira, 29 de julho de 2015

ELA SERÁ COMO EU ?? CORRO ESSE RISCO.






Sabemos que muitas filhas têm suas mães como modelos e outras não...
Melissa é uma criança muito independente, e sei que irá em busca de seus sonhos com determinação,que vai continuar sendo guerreira como sempre foi desde seu nascimento ,ser humilde,solidária, curiosa e com vontade de descobrir o mundo ,uma pessoa do bem e que será feliz da maneira que escolher.
Como mãe tenho a responsabilidade de cuidar,educar, alimentar e transmitir informações que nortearão seu comportamento para o resto da vida . Nestas informações estarão incluídos os meus valores que serão aceitos ou não. Tudo depende tbm da personalidade dela.
Quanto melhor for a nossa relação, maior a possibilidade dela ser uma menina confiante em relação ao mundo, aberta a novas possibilidades, seu leque de opções no futuro será vasto.
Estar próxima a ela em todas as fases é preparar ela para o mundo. Lógico que muita coisa ela vai aprender sozinha,outras com situações que irá passar, e p isso eu estarei aqui para apoiar ela.
Ouvi dizer que o modo mais eficaz de aprendizado é a cópia de comportamentos.Então se ela me ver fazendo coisas legais ,imagino que aquilo ficará gravado e repetido.
Na verdade o que eu faço nada mais é que estimular a Mel a exercer sua autenticidade.
Faço ela esperimentar coisas e sensações para que na hora certa perceba o que realmente gosta ,gostará e tem haver com sua personalidade. Desde pequena estimulo isso, levando p viajar, fazer trilhas e observo sempre seus pontos de interesse p explorar estas novidades e permitir que ela se relacione com outras pessoas e as use como referência mas sem muita neurose de controlar a todo tempo. Acontece naturalmente.
Ela tem uma personalidade muito forte, e as vezes é difícil nosso entendimento, mas ela só tem 2 anos e 10 meses, ainda é um bebê.
Está crescendo e descobrindo tudo de uma só vez,imagino a quantidade de informação p ela assimilar.
Viajo com ela desde os 7 meses, então já sei muitas coisas que ela curte.Ela adora desenhar, dançar e fazer gracinha. Adora ver tudo da janela, deitar na boléia e brincar com as luzes internas. Ela ama os animais, interage com todo mundo. Ama plantas,e flores.Gosta de jogar bola,fotografar ,comer macarrão,andar com o skate do irmão, bater minhas panelas e acabar com rolo de papel higiênico. Adora escovar os dentes sozinha, passar creme no cabelo, fazer a própria mochila, calçar sapatos, escolher a roupa que vai usar,adora vestidos de princesa !
Gosta de me ajudar na limpeza, pular ,ficar de molho na banheira.
Muitos destes gostos foram herdados de mim, outros são dela mesmo.
Imagino ela daqui uns 2 anos dialogando naturalmente e sempre pelos cotovelos com seus amiguinhos e contando que conheceu uma aldeia indígena, que suas férias aos 2 anos foram no Aconcágua, que tomou banho numa cachoeira linda na Bolívia, que viu lobos marinhos no Uruguay ,Pinguins no Ushuaya, Nadou com os peixinhos em Bonito,Viu as tartarugas em Floripa, correu nas praias da Bahia,subiu montanhas, mesmo sendo carregada,viu o sol ir e voltar, ficou acima das nuvens,
Pode não fazer muito sentido agora...mas no futuro fará, tenho certeza !

Nenhum comentário:

Postar um comentário