quarta-feira, 1 de abril de 2015

GUIA DESCOMPLICADO DE COMO NÃO SURTAR PEGANDO CARONA COM SEU BEBÊ



Todos nós sabemos que para pegar carona não é só parar na estrada e esticar o dedão.Nós adultos,temos uma lista de pré requesitos que facilitam muito nossa vida e  algumas tbm valem p nossos filhos.

Sua viagem pode ser para visitar a família, ou então para curtir uma praia, passar uns dias no campo,ou  nas montanhas como fizemos esse último fim de semama na mini viagem á SERRRA DA CANASTRA /MG.
Viagens de carro,caminhão,  ficam mais complicadas quando os passageiros são crianças pequenas e merecem um pouco mais de atenção..para sobreviver à estrada sem (muitos) dramas listo aqui algumas dicas .

Planeje tudo com antecedência:

Alguns dias antes da viagem, faça uma lista com tudo o que precisa levar e comece a juntar as coisa para não ter de fazer a arrumação correndo e correr o risco de esquecer algum item importante.

** Primeira coisa,e a mais importante de todas é o Bebê estar bem, confortável p fazer a viagem.
** Não esquece em hipótese algum os documentos do seu filho (a), RG, Certidão de Nascimento, Passaporte ( caso tenha),Carteira de Vacina, Cartão do SUS ou Convênio médico.
Aqui mais informações sobre documentos necessários numa viagem com pequenos

**  Separe uma sacola,cartucheira ou bolsa pequena para trocas de roupa do seu filho (a) que possam ser necessárias durante a viagem e deixe mais fácil p pegar como fraldas descartáveis ,uma camiseta ,bermuda ou casaquinho ,toalha ,fralda de boca . Nunca se sabe o que pode acontecer...
Se o bebê vomitar ,ou precisar assoar o nariz por exemplo, pelo menos você não vai precisar revirar a mochila cargueira  atrás de algo com o que limpar seu filho, eu sempre deixo uma fralda de pano no zíper lateral da mochila , e toalhas umidecidas são um milagre nesses casos.

** Não se esqueça tbm de ter a mão uma sacola com comidinhas ,guloseimas para enganar o estômago e  pegar a qualquer momento.Eu costumo levar Yakult, água, suco, bolachas água e sal, frutas como laranja,uvas já lavadas num potinho, maçã, amendoim, castanhas, bisnaguinha, goiabada ( essa aprendi com a Tia Pãm), um salgadinho chulé ( aqueles com cheiro de queijo forte,as crianças adoram e ficam quietinhas ,rsrs).

** Não se esqueça de jeito nenhum do filtro solar, as vezes passamos mais de 1 hora no acostamento, imagina isso com sol na moleira  ?? Então, não passe esse sufoco e coloque um de preferêcia de fator 30 (uso 60 porque a Mel é branca como uma vela ), e tbm leve um boné,chapéuzinho p proteger mais. Não esqueca tbm da roupinha de banho,maiôzinho ,sunga.

 **  Repelentes para mosquito são imprensindíveis quando vamos p área de rios, cachoeiras ,praia. As famosas beronhas, mutucas,borrachudos,paquitas e afins sempre estão por lá p atormentar a todos e adoram ..eu disse amam pele de bebês macias e suculentas.

** Para distrair seu filho(a) durante a viagem  no banco de trás, ou boléia de caminhão, pode mostrar um livrinho ou revista que vc já separou ,alguma que chama a atenção e que seu filho(a) goste bastante.Mas  reserve-as para quando a criança  parecer estar ficando inquieta ou entediada p depois não ficar sem criatividade, rsrs. Assim você ganha um pouco mais de tempo antes da próxima (e inevitável) parada para esticar as pernas.

Não tenho, mas os tablets são um luxo que pode dar um bom sossego em viagens muito longas,.Uma opção mais econômica é ter filminhos baixados no celular ,tenho uns dois episódios do POCOYO , único desenho que interte de verdade a Melissa e me salva quando a carona é de mais de  300 km.

** Uma coisa muito importante tbm é o desconforto provocado pela mudança de pressão na descida para o litoral ou na subida para a montanha. Recomenda-se que o motorista  dirija na menor velocidade possível para que a criança se adapte à diferença de altitude.  Porém estamos de " carona " e não vamos pedir p o motorista ir mais devagar só p nosso bebê se acostumar ,estão nos fazendo um favor e não devemos abusar, mas podemos usar outros truques.
Nas paradas  é bom dar algo para a criança sugar, para despressurizar as vias aéreas, como a mamadeira, a chupeta ou o peito da mãe. Até uns  3 meses atrás Melissa ainda mamava no peito, hoje em dia dou suco na mamadeira e tbm é bom ficar uns dias numa cidade perto p aclimatizar antes de subir,( ficamos uns  4 dias em Mendoza,antes de ir ao aconcágua que estava a 3.000 mts de altitude na base .

 ** E por ultimo e não menos importante , um KIT PRIMEIROS SOCORROS,leve o que seu bebê está acostumado a usar numa possível febre,gripe,ou um machucadinho, queda ou ralado.
Além dos medicamentos contínuos que  a Melissa usa p Pressão alta, levo Tilenol ( apesar de não fazer mais efeito),  band aid, soro fisiológico, seringas ( p dar remédio mais fácil e não deixar cair ), um sabonete protex p lavar depois de um ralado (antibactericida).

**  E não esqueçam tbm de levar com  você o carregador de celular para usar no carro, para não correr o risco de ficar sem comunicação no meio da viagem em uma possível emergência .
Meu celular tem bateria fixa e quando acaba, já era! Então comprei um carregador externo, mas quando ele tbm acaba ,ficamos na mão...
 Comprei essa semana um carregador p carro que custou 10,00 reais no farol, não custa nada pedi p o motorista p plugar e carregar durante a viagem.

Espero ter ajudado um pouco com essas dicas e que as mamães caroneiras/ mochileiras de plantão usem p facilitar a viagem.

Boa sorte e doces aventuras !!


Liz e Mel



2 comentários:

  1. Que lindas!!! Boas dicas Liz!! Ter tudo sempre à mão e não encomodar o motorista!! isso ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa a fazer, já estamos ali sendo levadas por esses anjos, nada mais justo que não atrapalhar sua viagem.

      Excluir