segunda-feira, 30 de março de 2015

DE ITAÚ DE MINAS Á DELFINÓPOLIS

Mel ...acorda!!! Acorda bebê, temos que ir !!
 Eram 6:45 quando ouvi os primeiros passos e burburinhos fora da barraca ,alguns cachorros latiam,e passáros passavam cantando naquele céu azul de dia raiando...Ao abrir  o zíper da barraca, dei uns bocejos gostosos ,um espreguiço esfregando os olhos  e olhei p fora , avistei somente um carro que estava sem ocupantes.
Nesse momento queria deitar novamente e agarrar aquele corpinho quente que dormia como um anjo ao meu lado toda encolhida no saco de dormir.
Resmungando ela me olha e já pede : Suco mamãe, suco !!
Tive que dar um pulo e buscar a mochila de comida.

Em seguida se ouvia  passos na rampa lateral que descia p entrada do restaurante e o motorista daquele carro solitário no estacionamento surge meio espreitando  o que havia dentro da capri 2 surrada e já sem qualquer proteção de chuva.

Um senhor de uns 50 anos, alto e aparentemente bem simpático se aproximou  meio que entortando a boca e franzindo a testa e perguntou:
Ei, vc é cigana ? Daquelas que lê a mão e vai viajando por aí ?  Porque sabe, aqui de vez em quando aparecem um monte, mas sozinha como vc nunca vi.

Levanto umas das sobrancelhas olhando p ele ,com um leve sorriso e respondo que estava certo somente de eu viajar por ai , mas que ler mão era um dom que eu não tinha ( ainda).Perguntou onde eu ia e se já havia tomado café ,eu disse que acabava  de despertar e que iria p Cássia,a 40 km dali.

Ele então disse:
Desculpe, se vc não se sentir ofendida posso te dar o troco do meu café ?
Eu disse que não havia problema nenhum ,que eu aproveitaria p nosso café tbm, então ganhei umas moedas que somaram 3,25, e logo depois disse que podia nos deixar no trevo se quiséssemos, então fui ao banheiro escovar os dentes e trocar a Mel, entrei na lanchonete e comprei um pão de queijo p Mel ir degustando e seguimos 1 km até o trevo onde o Sr.Francisco nos deixou e seguiu.

Lá ficamos uns 30 min e parou uma van dos correiros, com o Sr.Oriel,um  tipo calmo,humilde e bem responsável.Ele estava indo justamente p mesma cidade que eu ,só que não diretamente, pois tinha entregas a fazer. Então fizemos um combinado.
Ele me deixaria na cidade de Cássia onde atravessaríamos de balsa, eu ficaria na padaria esperando ele ir na cidade vizinha chamada Capetinga fazer uma entrega e depois ele passava p nos pegar e seguir p  Delfinópolis,a Terra das cachoeiras.

Mistério desvendado !!

Estamos indo p COMPLEXO DO CLARO, uma propriedade que tem umas 7 cachoeiras dentro dela, p acampar e fazer um trilhas.Escolhi esta por ser mais próxima da cidade, porém existem outras que detalho abaixo.

Um pouco de Delfinópolis:

Município da comarca de Santa Rita de Cássia, nomeada Delfinópolis  em homenagem ao então governador do estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro em 1919.
Um dos locais com maior diversidade de paisagens do nosso país. Seus vales e serras formam incontáveis cenários de beleza única, repletos de cachoeiras, além do magnífico Lago da Represa Mascarenhas de Moraes (antiga Represa de Peixoto).

Delfinópolis conta com mais de 150 opções de cachoeiras espalhadas em meio a serras e vales, formando rios de águas cristalinas . As mais procuradas e famosas são a Cachoeira do Dr. Pinto, do Ézio, do Complexo do Claro, do Paraíso, estas são as mais próximas da cidade. Seguindo a estrada principal a Cachoeira do Luquinha e Lobão e o Paraíso Selvagem são convidativas a um mergulho revigorante, seguindo sentido Sul do Parque Nacional da Serra da Canastra, na Serra da Babilônia, localiza-se a Cachoeira da Maria Augusta, do Complexo do Vale do Céu e a do Quilombo. No Vale da Gurita encontram-se Cachoeiras belíssimas como a da Maria Concebida, conhecida como Maria das Águas Quentes, a do Zé Carlinho e a Cachoeira do Ouro.

Todas estão em propriedade particular e oferecem suporte aos visitantes. Para o acesso as cachoeiras, Delfinópolis oferece diversas trilhas, nos mais variados níveis de dificuldade, um visual deslumbrante, que faz de Delfinópolis um Paraíso Ecológico. Uma das trilhas mais famosas e reconhecidas pelo GUIA QUATRO RODAS é a Trilha da Casinha Branca: são 10 km de caminhada pela Serra Preta, tendo como cenário de fundo a represa de Peixoto, tem em seu percurso as Cachoeiras do Complexo do Paraíso (Triângulo, Lambari, Borboleta, Coqueirinho, Paraíso, Vai Quem Pode), essa trilha é de dificuldade média.

Outras trilhas também são muito procuradas pelos turistas, como a do Pico Dois Irmãos, Chora Mulher, Roladouro, Galheiros, Chapadãozinho, Condomínio de Pedras. Uma dica para quem busca paz espiritual em contato com a natureza é a travessia para a Casca Das Anta à pé. São três dias de percurso por locais fascinantes. Para liberar a adrenalina, a cidade oferece áreas propicias para os esportes de aventura, como canyoning, trekking, mountain-bike, motocross, off- road e pesca esportiva. O município não possui Agência de Turismo para as Atividades de Turismo de Aventura, elas são realizadas por algumas pousadas. A recomendação é que sejam realizadas com segurança e responsabilidade.

Como podem ver tem inúmeros passeios,mas como estamos sem tempo fomos na mais próxima.
Sexta feira dia 27/3,temos compromisso ,então fizemos o Complexo do Claro em meio dia e começamos o retorno a São Paulo.