segunda-feira, 25 de maio de 2015

AVENTURA ENTRE AMIGOS NA PEDRA GRANDE DE ATIBAIA- SP

Momentos mágicos p serem compartilhados...
Foto : Liz Rodrigues
Amigo mochileiro : Paulo Eduardo Santos

Sábado, 5:20 da manhã o despertador anuncia que é hora de partir p mais uma aventura nas alturas. Mochila pronta, câmera na bolsa, tênis no pé, agua gelada na garrafa, aquele suco esperto de manhã guela abaixo e partimos p subir no busão até o terminal Tietê . Saí de casa as 6:20 ,com sorte  depois de 5 minutos o bus passou e fomos !

Desta vez a AVENTURA seria na PEDRA GRANDE DE ATIBAIA ,Com 1450 m de altitude e uma superfície de aproximadamente 200.000m², é o ponto mais alto do município, ideal para a prática de vôo livre, paraglider, rappel e escalada em montanha.
É um ótimo atrativo, não só pela prática esportiva dos xtremes,mas tbm para  maravilhosos momentos de contemplação .

Cheguei as 8 hs no terminal Tietê,ponto de encontro p Lucas , Paulo Eduardo e a Thaís. Fomos comprar nossa passagem e aguardar o busão.Todos com sono ,mesmo assim animados p subir a Pedra.
Descemos na rodoviária e caminhamos pela cidade até a entrada da trilha depois de um campo de pouso de Paragliders, tiramos umas fotos no caminho e começamos a subir...

Depois de um tempo, já cansados,paramos numa primeira base camp,uma pedra com uma árvore meio seca,nos hidratamos,descansamos um pouco e seguimos .
Trajeto bem difícl p quem é sedentário ou iniciante. Se você é do tipo que gosta de aventura, essa você não pode perder mas pra chegar lá no topo, precisa ter determinação, um bom preparo físico ( eu confesso que tive dificuldades em alguns trechos e precisei de ajuda dos amigos p subir com a Mel ).
A parada é TENSA, muita subida ,as vezes íngreme e com valas altas,forçando vc a escalar com apoio,mas depois que você ta chega lá encima, vc nao quer sair mais de lá.

Tinha bastante gente na trilha, vimos até uma familia  descendo com criança no colo, então não é motivo p vc não ir.
Depois de vários pontos bem sinistros chegamos a uma pedra alta e comprida,Paulo E Taís foram por cima e eu e Lucas por baixo, pois fazia muito vento lá encima e não era prudente subir com a Mel.
Chegamos em uma pedra que tinha a vista mais linda da cidade. A paisagem era maravilhosa , você consegue ver até onde sua vista enxergar e o pôr do sol é de tirar o fôlego.  Ficamos ali um tempo contemplando e fizemos umas fotos.

Estava esfriando muito e escurecendo rápido,precisávamos chegar a PEDRA GRANDE p buscar lugar e armar barraca.Como o lugar fica a 1450 metros de altitude, venta muito lá em cima, sendo então, muito frio principalmente depois das 17:00 horas, portanto... leve blusa, casaco,mantas, óculos escuros ,recomendo usar protetor fator 30, pois lá não tem como se esconder do Sol.

Enfim chegamos na pedra, tinha bastante gente lá encima ,uma galera acampada e subimos mais um pouco p achar um lugar bacana com árvores p cortar um pouco do vento. Armamos as barracas uma ao lado da outra,descansamos, comemos ,e como estava muito frio,tomamos um vinho p esquentar ouvindo boa música...

Ficamos ali um bom tempo ainda, depois fomos dormir.
A noite foi muito tensa mesmo, ventos fortes que passavam pela barraca mesmo com roupas e acessórios aparentemente suficientes, barulho que parecia chuva e eu já desesperada pois minha barraca já não aguenta mais água. rsrs.
Rolando de um lado p outro ,conseguimos dormir,depois de meia hora brincando de lanterna com  a Mel...

As 5:45 acordei, abri um pouco o zíper da  barraca p ver se haviam aquelas nuvens lindas acima das montanhas, mas estava com céu limpo. Não pegamos o nascer do sol pois estávamos acampados em lado oposto,mas o dia estava lindo. Em relação a segurança foi bem tranquilo, algumas pessoas andando por lá a noite , mas sem muita zueira. Só alguns porquinhos que deixaram lixo por lá.

Todos acordados e fomos tomar café ( FRUTAS,GRANOLA,CHOCOLATE,ETC). Demos uma volta por alí ,fizemos umas fotos e levantamos acampamento pois havia mais uma pedra p subir a PEDRA RACHADA  logo acima da PEDRA GRANDE.
Enquanto estávamos por baixo , pensamos em não descer pela trilha  novamente por ter sido bem tensa e então voltar pela estrada e pegar uma carona. Pensamos  em pedir alí na pedra grande mesmo, vimos um carro fazendo manobra, mas ainda tínhamos que subir a outra pedra então seguimos.

Tudo pronto e inicamos a caminhada , não muito longe e nem difícil chegamos a PEDRA RACHADA, fizemos várias fotos lá, bem legal mesmo, mas ...DÁ MEDO ! muito vento lá encima.
Começamos a descer , e pegar a estrada, estava muito calor,passamos protetor solar e depois de um tempo achamos uma bica e pegamos água. continuamos entre descidas e subidas , muita gente de 4x4 e moto fazendo poeira na estrada. todos subindo .

Aí vimos um carro descendo , e alguém disse : Não é o carro que estava manobrando lá encima ? E era mesmo !!
O destino tinha nos ajudado a descer !! Gratidão universo !!
 O carro descia bem devagar e antes de falarmos algo,  ele parou ao nosso lado e uma voz femimina saiu lá de dentro : Querem carona ??
Opaaaaaaa!!
Todos subimos na caminhonete da Roseli e Gabriel seu filho espoleta. Ela foi realmente um ANJO , pois mesmo de carro o caminho foi bem longo até o centro da cidade novamente.
Ela nos deixou no teleférico e de lá seguimos p casa dos pais de Lucas e Taís.
Fomos muito bem recebidos por uma família linda. Almoçamos , tomamos banho p relaxar depois de tanta adrenalina.
E infelizmente a nossa hora de partir estava próxima. Vivemos momentos maravilhosos juntos , alegria, calor, frio,fome,sede,dor, superação, cooperação,solidariedade.
Contemplamos a natureza, e estreitamos laços de amizade, carinho, amor ao próximo .
Quem duvida que o dia foi maravilindo ??
Que todos possam ter mais dias assim...p poder agradecer cada dia o milagre da vida.
Então ...não espere a vida passar...vá ser protagonista da tua historia , valorizar o ar que tu respira, os amigos que tens ao lado e ser feliz !

De volta a SAMPA, a cidade que dizem não existir amor....
Sabem de nada inocentes !!!

Como chegar de carro e de ônibus na Pedra Grande de Atibaia

De carro : Siga na Rodovia Fernão dias por 60 km até chegar na Rodovia Dom Pedro I pegue a saída 65 sentido Piracicaba e Joanópolis, depois é só seguir as placas indicando a Pedra Grande e os últimos km são por estrada de terra até chegar no estacionamento ao lado do seu cume.

De ônibus : Chegando na rodoviária de Atibaia você deve ir sentido Bairro Arco-Iris e ir caminhando no sentido dele (aproximadamente 3 km) ou pode procurar um ônibus local ou carona, use como referência o Pouso de Asa Delta que é bem conhecido na cidade e entre no Condomínio Arco-Íris (grátis) Existem três trilhas que dão acesso ao cume da Pedra Grande de Atibaia, uma delas é a Minha Deusa (2.4 km) Trilha da Mangueira (2.6 km) e a Trilha dos Monges (3 km).

O que levar: Recomendo 1 L  de água, já que não se sabe a qualidade da água na trilha, apesar de termos bebido dela sem nenhuma filtragem, não tivemos nenhum efeito negativo.
Levem algo para comer no caminho para repor as energias, barra de cereal,frutas, isotônico. Uma mochila pequena e leve é suficiente. Se for acampar como nós, leve roupa de frio, isolante térmico, lona p cobrir a barraca, manta,evite peso extra pois esse vai fazer muita diferença na subida e descida da trilha.

Curiosidades :

Além das grandiosas formas  avistadas com grande beleza em praticamente toda a cidade  estudos comprovam que são abençoados os que moram ao redor desta grande rocha.
Sua dimensão e formação geológica são responsáveis por um nível de energia cuja influência positiva se faz sentir intensamente até a um raio de 2500 metros a partir do seu centro.
A partir daí, surgem benefícios inúmeros, à saúde física, emocional e mental.
Devido aos seus efeitos terapêuticos, a Pedra Grande é comparada aos grandes santuários que se espalham pelo mundo: Machu Pichu e Ollantaytambo, no Peru, Grand Canyon e Mount Shasta, na Califórnia, Sedona, no Arizona, Haleakala, no Havaí e, como não poderia deixar de ser, as pirâmides do Egito.
Espaços onde ainda se encontram pedaços do paraíso....

Um pouco do nosso dia...

Vídeo da Mel agradecendo ao SOL

Obstáculos...

Primeiro descanso...

Bica d'agua no caminho

Pedra grande

Nosso acampamento

Vista de Atibaia pela manhã

Pedra rachada

1. Que ótima experiencia, adorei o texto e as fotos em breve também estarei contemplando essa maravilha!!! Bjo a todos!!!