terça-feira, 19 de maio de 2015

LINDA ENTREVISTA AO BLOG PERCA -SE....

6 DE NOVEMBRO DE 2014

#ENTREVISTA: LIZ RODRIGUES


    Para iniciarmos as entrevistas do Blog Perca-se, ninguém melhor que umas das mais icônicas aventureiras do País, Liz Rodrigues que através de seu blog pessoal no Facebook, (DOCES AVENTURAS) relata suas viagens junto a sua filhinha, a pequena Mel.

   Liz para muitos pode ser o sopro de coragem e determinação, imagine só, para muitos os filhos fazem com que todos os planos previamente feitos, sejam alterados, os sonhos por vezes são deixados de lado em troca de uma vida "dentro dos moldes" para que possa assim então dar o "melhor" para os filhos, mas e aí, como seria sua postura ante uma situação dessas?

   Iria se aventurar, ou se enquadrar?

Confira abaixo nossa entrevista!

B.P.: Quando você decidiu viajar, houve algum evento em sua vida que tenha desencadeado tal vontade?

LIZ: Bom, Foi uma decisão bem natural já que eu tinha essa paixão por viajar no sangue,meu pai era caminhoneiro e quando ele nos levava nas viagens ( quando criança) eu amava. Parávamos em portos para descarregar e eu ficava ali só admirando aquela imensidão, navios gigantescos que me faziam parecer tão pequenininha, mais com sonhos tão grande. Lembro de certa vez passar por belas paisagens na serra do RJ, olhar deslumbrada pela janela do caminhão e sonhar que um dia iria percorrer aqueles lugares, acho que minha vida hoje se reflete a sonhos de criança e ao futuro que quero para a Mel, mais perto das pessoas e da natureza.

B.P.: Você viaja com sua filha Mel, como sua família reagiu a isto?

LIZ: Minha família é maluca igual a mim... brincadeira !
Como eu disse, meu pai era caminhoneiro, e vivia viajando, ter a presença dele na nossa infância era luxo. Fazia muitas viagens internacionais e ficava quase 4 meses fora.
Eu só uni a vontade de sair pelo mundo com minha situação real que é ter uma criança pequena. Não fiz disso um obstáculo para ir postergando desejos, nem achei que isso atrapalharia as viagens, pelo contrário, mel é minha melhor companhia e nisso minha família apoia totalmente, me acham maluca, mas nos querem bem e feliz.

B.P.: Como é sua forma de viagem, ônibus, carona? e quanto a hospedagens, fica em casa de amigos, usa couchsurfing ou outro serviço qualquer? Qual?

LIZ: Geralmente são caronas de BR, vou para a estrada e estico o dedão, raramente uso placas ( uso somente quando estou em algum lugar bem complicado ou com muitas saídas ), poucas vezes fui de ônibus, apenas quando a Mel era bebê. Levo pouco dinheiro, suficiente para suprir as necessidades dela, pois viajar com criança é diferente. Nós, quando viajamos sozinhos nem ligamos muito para nada e qualquer lugar é 5 estrelas.

   Levo sempre barraca e saco de dormir e não ligo para luxo. Somente uma vez fiquei em hostel e não uso couchsurfing (já tentei usar, achei o site complicado e demorado para responderem), mas já usei outro site , o GLOBALFREELOADERS, mais rápido e prático. Não costumava pedir hospedagem pela minha page, porém vou começar usar esta ferramenta, em vista que em outros blogs observo a facilidade dos caroneiros/mochileiros conseguirem um local pelo menos para passarem a noite. Ou dormimos em postos de gasolina, pátio de caminhões, ou casas de pessoas que conhecemos no caminho, ali na hora mesmo.


B.P.: Qual impacto você acha que esse estilo de vida poderá ter sobre ela no futuro?

LIZ: Acredito que ela crescerá com uma visão muito diferente das crianças de hoje em dia que só veem TV e jogam vídeo game o dia todo, brincam com tablets e celulares. Não que seja ruim, a tecnologia avançou muito, isso é bom, só que ainda não há limites. Tenho certeza que ela dará mais valor as relações humanas, a natureza, as coisas simples e que realmente nos integram ao mundo.
 

B.P.: Ela já está em idade escolar? se sim, como você concilia viagens e a escola dela?

LIZ: Não. Ela tem 2 aninhos e até então viajávamos mais por eu mesma cuidar dela e não estar trabalhando formalmente. Ano que vem, ela irá para creche e tudo mudará, nossas viagens não serão tão constantes. Iremos aproveitar os finais de semana e férias. Tenho certeza que iremos sentir muita falta das estradas.

B.P.: Qual a reação das pessoas quando veem você viajando com sua filha?

LIZ: As reações são inúmeras. De gente a aplaudir e outras a julgarem. Antes eu até ligava para opiniões, já que tenho um blog e muitas pessoas tem acesso, somos referência para alguns e tenho preocupação no conteúdo que posto, as pessoas também às vezes interpretam mal e causa muito reboliço. hoje em dia...ah! eu viajo, vou para onde quero, me atento só as coisas boas, e somos felizes sem deixar que uma opinião ou outra interfira na nossa vida. E opinião sabemos...
Cada um tem a sua.


B.P.: Qual maior desafio em relação a sua viagem?

LIZ: Maior desafio é realmente o tempo de espera aliados a uma boa previsão de tempo (Meteorologia). Às vezes a carona demora 5 minutos, mas também já ficamos quase 4 horas esperando. E na chuva geralmente é mais complicado, tanto sozinho, quanto com criança em relação somente a saúde.
B.P.: Já passou por alguma situação complicada?

LIZ: Saio sempre com pensamentos positivos e geralmente tudo dá certo.
Somente nesta última viagem fomos assaltadas mas sem sermos agredidas, levaram minha mochila de ataque ao desembarcar do ônibus na rodoviária de Atibaia ainda em SP e fiquei somente com nossos RGs no bolso, mesmo assim não desisti de ir, pois sabia no fundo do coração que iríamos chegar bem. Estávamos indo para Salvador, na casa da amiga querida Raquel Reis, da página
SIGA SUA NATUREZA no qual tive o imenso prazer em conhecer no 1º encontro dos amigos caroneiros no Brasil, que fizemos em julho e estendemos por mais de 1 mês viajando em grupo para lugares incríveis, onde minhas maiores inspirações estavam presente como Edu Bah do DIÁRIOS DE CARONA, Pâmela Marangoni do 100 DINHEIRO, 100 FRESCURA E 1000 DESTINOS, Michele Lopes do NO MEIO DO CAMINHO, Robson de Campos do RELATOS DE UM MOCHILEIRO, doBRUNO CARMONA amigos esses para a vida toda e tantos outros que existem por aí...

B.P.: Como mãe e filha, qual você acha que é a maior lição que vocês estão tirando destas viagens?

LIZ: A maior, é que as pessoas são boas, o mundo não é tão cinza como vemos pela TV, só precisamos ver com nossos próprios olhos e confiar mais, basta darmos a oportunidade para cada um mostrar o que há de melhor em si.

B.P.: O que mais estas viagens ensinam a você individualmente?

LIZ: Ah! ela sempre ensina aquilo que precisamos aprender, cada viagem é um aprendizado novo. Amar, ter paciência, gratidão, superação, não ter orgulho nem preconceito, dar valor nas pequenas coisas, humildade e se sentir parte do lugar que vamos.

B.P.: Você já chegou a sair de Brasil, pretende conhecer quais países?

LIZ: Já sim, em 2009 tive o prazer e privilegio de ir para Machu Picchu, Cusco, Lima, Huaraz no Peru, mas antes passei pela Bolívia nas cidades de Cochabamba,Vila Tunari, Tiraque, La paz, Santa Cruz de la Sierra, depois na Argentina fui para Santa Fé, Rosário, Buenos Aires, Paraguay, Puerto Iguazu, e pretendo terminar os países da América do sul. Na Europa tenho somente alguns países com desejo de visitar, mas só depois de conhecer todo o Brasil.

B.P.: Qual recado você deixaria para outras mães que sonham em viajar e acabam vendo seus filhos como um obstaculo?

LIZ: Que nossos filhos não são obstáculo nenhum, são nosso maior tesouro. Além de viajar de carona, gostamos de fazer trilhas, e desde os 7 meses a Mel me acompanha. Claro que algumas trilhas de nível hard não vou, a segurança dela está acima de tudo. E cada caso é um caso.
   Eu sou assim, e essa é minha visão das coisas. Na verdade cada mãe sabe o que é melhor para seu filho e cabe a ela estabelecer seus limites, e isso vale para nossas aventuras. Melissa adora viajar, passear, ela é livre e feliz.


B.P.: O nosso blog chama-se Perca-se, pois achamos que o fato de estar perdido ajuda-nos a nos encontrar...
o que você acha de "perder-se para se encontrar?"

LIZ: Ah! Maravilhoso. Porque sempre descobrimos algo em nós, algo guardado lá dentro, coisas que ninguém vai te contar. Precisamos abandonar as roupas velhas, que já tem a forma do nosso corpo, os caminhos que sempre usamos, os velhos pensamentos e ousar mais, se jogar nas infinitas possibilidades que o universo te dá.

Quero finalizar com uma frase que gosto muito de Mahatma Gandhi:
"O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros."
Então seja sempre prestativo, faça o bem sem olhar à quem e tudo flui para você de uma maneira muito natural.

   Quero agradecer imensamente por lembrar de nós, e por nos convidar a fazer esta matéria linda que tenho certeza que ajudará muita gente a sair da tão falada "zona de conforto".
   Sei que muitos darão o primeiro passo para a tão sonhada viagem e claro terão algumas dúvidas, então deixo aqui a minha singela página para quem quiser curtir : DOCES AVENTURAS e como ela ainda é pequena, sem muitas dicas, sigam as pages acima mencionadas que são meus brothers de coração.

Desejo a todos ótimas viagens e doces Aventuras!

Bjs, Liz e Mel





Nenhum comentário:

Postar um comentário